-
Arquitetos: FMD
- Área: 180 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Yuanrong Zhang, Maozhu Li
-
Fabricantes: Younana
Descrição enviada pela equipe de projeto. A vila Gaoqiao está localizada em Sichuan, ao lado do Yichangxing, extenso corredor de bambu, na China. Trata-se de uma pequena comunidade retratada no poema de Lin Huiyin "Uma Pequena Vila em Novembro". Nos últimos anos, com o crescente interesse na cultura e indústria do bambu, ela tornou-se uma localidade famosa pela integração da agricultura e turismo na revitalização rural com o bambu como sua característica principal. Comparado com outras edificações comerciais, culturais ou hotéis, um banheiro público é uma instalação de apoio facilmente ignorada no processo de revitalização rural. Entretanto, ele pode integrar as necessidades fisiológicas dos agricultores com funções como descanso, armazenamento de ferramentas e turismo para formar um complexo de apoio rural. O projeto, portanto, visa integrar tecnologia com a produção agrícola por meio da aplicação de sistemas tecnológicos e ecológicos locais.
O projeto está localizado no meio dos campos, logo na entrada da vila. O volume precisa integrar a vida diária dos agricultores com as instalações funcionais dos turistas. As estradas em ambos os lados do terreno formam um ângulo com campo entre as vias. Há uma diferença de altura de aproximadamente 4 metros entre a estrada e a área cultivada.
O desenho surge do terreno e tem como ponto de partida a "conexão e apoio", integrando os dois temas de "ponte" e "banheiro". Ele não apenas melhora o sistema viário, mas também atende às necessidades funcionais dos agricultores e turistas. A forma geral é baseada no conceito de ciclo ecológico sustentável, e através do desdobramento tridimensional das paredes estruturais, um sistema tridimensional autoportante é construído para conectar as estradas em ambos os lados. O volume se integra aos campos circundantes com uma postura única.
Em ambos os lados da parte superior da ponte estão os banheiros masculino e feminino. Devido à limitação de largura, projetamos uma parede dobrável contínua. Dentro de uma largura razoável de ponte, a parede não apenas garante a conexão entre as linhas de fluxo de pedestres em ambos os lados da ponte, mas também atende aos requisitos funcionais. Ao mesmo tempo, forma-se um efeito rítmico virtual e real dentro do banheiro.
O nível inferior do volume é equipado com um banheiro familiar, um banheiro acessível e uma sala de armazenamento para ferramentas agrícolas. O nível da cobertura e o nível do banheiro são conectados em três elevações diferentes através de escadas em ambos os lados. A superfície contínua da parede de azulejos verdes se estende até o terraço, formando uma plataforma de observação. Duas janelas circulares são posicionadas na parede externa: a janela superior plana fornece iluminação e visão para adultos, e a janela convexa inferior fornece às crianças um espaço interessante para observação e brincadeiras.
O lado externo é marcado pelo concreto moldado com fôrmas de bambu feitas por trabalhadores locais, enquanto o lado interno é revestido de azulejos verdes lisos produzidos localmente, criando um contraste. Durante o processo de construção, o uso de materiais locais e a cooperação ativa com trabalhadores locais e artesãos de bambu são gestos que incentivam a revitalização rural na China.